23 de abril de 2010

- circulo cromático

Podemos definir de circulo cromático a representação das cores através de um circulo onde são expostas as variações do espectro visível pelo olho humano. Representa também as relações entre as cores primárias, secundárias e terciárias.



O estudo da cor atraiu vários intelectos da História. Isaac Newton, físico inglês, fez experiências com a luz e tornou-se responsável pela primeira descrição física do fenómeno cromático. As suas experiências demonstraram que as cores fazem parte da luz branca (do sol). Através do prisma é possível decompor a luz branca nas cores do arco-íris e com uma lente e um outro prisma é possível recompô-las em luz branca. 




No século XVIII, o escritor e cientista Wolfgang Von Goethe escreveu A Teoria das Cores, onde faz várias observações sobre a natureza das cores, nomeadamente sobre a componente psicológica e emocional adjacente a cada cor.








Em 1810, inspirado no trabalho de Goethe, o pintor Phillip Otto Runge publica a obra A esfera das cores, onde descreve um esquema tridimensional para organizar todas as cores de acordo com a sua tonalidade, brilho e saturação.
Os tons "puros" situavam-se à volta do equador. O eixo central era uma escala de valores cinza, desde o preto no fundo ao branco no cimo. Na superfície da esfera, as cores eram distribuídas do tom mais escuro ao tom puro e até ao tom mais claro. Teoricamente, as misturas entremédias situavam-se no interior da esfera.






Fontes:

Linguagem Visual Gráfica .pdf
Teoria da Cor

Sem comentários:

Enviar um comentário