Matiz - posição da cor no espectro visível.
Ex.: Um matiz de vermelho pode parecer marrom dependendo da luminosidade e da saturação.
Saturação - intensidade/vivacidade da cor
Uma cor é dessaturada por adição de preto ou branco ou de outras cores complementares ficando mais neutra e cinza.
Valor/Brilho/Luminosidade - claro ou escuro da cor
O valor não depende da matiz ou saturação. Quando uma cor é transformada em cinza, o seu valor permanece o mesmo.
Classificação das cores
As cores podem ser também classificadas de acordo com a sua origem:
- Cores pigmento - São encontradas nas tintas, e quando são misturadas escurecem.
- Cores luz - Holofotes ou spots com luzes de diversas cores são o exemplo prático deste conceito. Quando a luz verde e a luz vermelha são acesas em simultâneo, tendem a reproduzir luz branca. O mesmo fenómeno ocorre com as luzes laranja e azul. Quando se acendem holofotes de várias cores, como num espectáculo de música ou teatro, o resultado é a luz branca, que pode ser vista no meio do palco.
As cores, de acordo com a sua mistura, podem ser:
- Cores primárias - Cores sem mistura e que, como tal, não podem ser subdivididas em outras. No caso das cores pigmento, as cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho (cores primárias subtractivas - quanta mais cor pigmento adicionarmos, menos luz chega aos nossos olhos). Para as cores luz, as primárias são o verde, o azul e o vermelho (cores primárias aditivas).
- Cores secundárias - Cores que resultaram da mescla com as cores primárias, de modo natural ou artificial (ex.: roxo, verde, laranja, etc.)
Quando pensamos em misturar cores, é importante sabermos:
- Cores contrastantes - São cores com matizes muito distantes.
- Cores análogas - Combinação de cores próximas.
(Para saber a distância entre as cores basta observar o circulo cromático.)
As cores têm outra característica importante, nomeadamente o temperamento:
- Cores quentes - Cores extremamente visíveis e que chegam a agredir os olhos, nas quais predominam o vermelho e o amarelo. Outras cores, quando brilhantes, podem também tornar-se quentes, como o verde-mandarim (tinta acrílica), embora o verde normalmente não seja uma cor quente.
- Cores frias - Cores discretas, mais calmas, até mesmo depressivas, como o roxo, no qual o azul é predominante.
Sem comentários:
Enviar um comentário