10 de março de 2010

Elementos básicos da comunicação visual

A primeira temática abordada a DCV refere-se aos elementos básicos da comunicação visual. Após alguma pesquisa por páginas na internet relativas ao tema, após ler vários comentários sobre este assunto, sinto-me preparada para me exprimir um pouco sobre o conteúdo em questão.


Sempre que nos deparamos com algum projecto artístico, estamos perante a presença de elementos visuais que constituem a obra produzida. No entanto, ao falarmos de elementos visuais não devemos confundir com os materiais utilizados para criar (“fisicamente”) a produção final. Deste modo, os elementos básicos da comunicação visual são: o ponto – a unidade mais simples, cuja proximidade entre si pode criar um determinado efeito ao observador; a linha – junção de pontos; elemento que nunca está estático; forma – pode ser um quadrado, circulo ou triângulo; cada forma permite uma determinada percepção; direcção – está associada às formas; tom – intensidade com que se usa a linha de modo a definir determinada tonalidade (mais clara ou mais escura); textura – está indiscutivelmente associada ao tacto, no entanto pode ser também conjugada com a visão (tocar para ver); escala – permite modificar e definir outros elementos através da combinação de outros factores como o cenário em que se insere e os elementos que o acompanham; dimensão – está associada ao conceito de ilusão, reforçada através da perspectiva; movimento – não costuma apresentar-se explicitamente; joga sobretudo com a dimensão psicológica do observador.

É de realçar o facto de estes elementos não aparecerem necessariamente isolados. É bastante comum observar uma junção entre eles. Eis alguns exemplos:




















Referências utilizadas:

Elementos básicos da comunicação visual (PDF)
DeviantArt (Pesquisa pelas galerias)

Sem comentários:

Enviar um comentário